Projeto Parcelas Permanentes - Apresentação


O projeto DIVERSIDADE, DINÂMICA E CONSERVAÇÃO EM FLORESTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: 40HA DE PARCELAS PERMANENTES será desenvolvido em quatro Unidades de Conservação (P.E. da Ilha do Cardoso, E.E. de Carlos Botelho, E.E. de Caitetus, E.E. de Assis), que representam as quatro principais formações florestais do Estado de São Paulo (Floresta de Restinga, Floresta Atlântica de Encosta, Floresta Estacional Semidecidual e Cerradão).

Em cada Unidade de Conservação serão alocadas 256 sub-parcelas de 400m2 cada, numa parcela maior de 320x320m (esta alocada através de imagens geradas com videografia multiespectral), totalizando 10,24ha de área amostrada em cada Unidade num total de 40,96ha.

Em cada uma das sub-parcelas serão amostrados, georreferenciados e identificados todos os indivíduos com PAP maior ou igual à 15cm. Em cada área amostrada será feita a caracterização detalhada do solo (três profundidades em cada parcela) e da topografia (escala 1:500), e a caracterização continuada (4 anos) do clima, do lençol freático e da luz, considerando todas as unidades do mosaico florestal e também a caracterização da fauna microbiana do solo, através do perfil de 16S rDNA gerado pelo método de DGGE.

No que toca à vegetação será feita uma caracterização das espécies ocorrentes em cada área (nas várias formas de vida) e a elaboração de guias práticos ilustrados de reconhecimento de campo de todas as espécies florestais amostradas. A estrutura será caracterizada com dois levantamentos fitossociológicos, fisionômicos e silvigênico, com 3 anos de intervalos entre eles e a distribuição espacial será avaliada através da função K. Os modelos da literatura de geração e manutenção de biodiversidade e de dinâmica florestal serão testados para a comunidade e para espécies e comparados entre áreas. Tais vegetacionais serão correlacionados com os dados físicos de cada área, entre áreas, na perspectiva de compreender as diferenças entre esses tipos vegetacionais e promover uma adequação das práticas de manejo e conservação; serão ainda comparados com aqueles gerados em parcelas permanentes para as formações tipicamente tropicais.

Para maiores informações, acesse os links abaixo, que detalham o projeto e seus resultados:

» Íntegra do Projeto Parcelas Permanentes
» Instruções para os interessados em participar do Projeto
» 1° Relatório Temático do Projeto Parcelas Permanentes
» 2° Relatório Temático do Projeto Parcelas Permanentes
» 3° Relatório Temático do Projeto Parcelas Permanentes
» 4° Relatório Temático do Projeto Parcelas Permanentes

Av. Pádua Dias, 11 - Caixa Postal 9 - CEP: 13418-900 - Piracicaba/SP
Telefone: +55 (19) 3429-4431/4268/4136 - Ramal 233